Até quando?!… O Brasil rumando ao buraco…

Sinceramente, não compreendo a dificuldade que a “Presidenta” tem de dizer a verdade ao povo.

Nicias Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Nicias Ribeiro

 

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] — É inegável que o Brasil passa por uma grave crise econômica, gerada em grande parte pela falta de planejamento do governo, má gestão e pela crise moral que atingiu em cheio a estrutura do poder, que, além de denegrir a imagem do País, afeta toda a população que, por obvio, se angustia diante de tantos escândalos de corrupção na administração superior do País e com seus desdobramentos.

Sem duvida que escândalos como o do “Mensalão”, “Petrolão” e mais recentemente o da Receita Federal, marcaram para sempre as duas primeiras décadas do século XXI, do Brasil, a ponto de as denominações das operações policiais como “Castelo de Areia”, “Lava-jato” e “Zelotes”, que até então eram restritas aos ambientes policiais e judiciais, passaram a fazer parte das conversas do dia-a-dia da população mais simples. E as pessoas ficam assustadas e desnorteadas, mais ainda, quando assistem os discursos da Presidente Dilma Rousseff que não transmite a consciência da gravidade da situação do País, quando diz que o ajuste fiscal, que está sendo implementado pelo seu Ministro da Fazenda, “é um ajustezinho para corrigir os rumos da economia e que as dificuldades logo vão passar e o Brasil vai voltar a crescer no segundo semestre.” O que todos sabem que não é verdade, até o porquê a economia do País já está em recessão, e, se as coisas não piorarem, o Brasil terá um crescimento econômico negativo em 2015, de menos 1%, portanto a baixo de zero.

Não é possível que a “Presidenta” não tenha, ainda, a consciência de que o seu governo foi um desastre para a economia do País e que nos jogou, a todos, num precipício de incertezas, com inflação alta, juros altos, aumento de impostos, aumento constante da energia e da gasolina, etc. E ai está o FIES, “o Programa de Financiamento do Ensino Superior”, que, aliás, foi criado no governo FHC e que agora, devido aos cortes no orçamento, para fazer o Superávit Primário de 1,2% do PIB, não há tantos recursos disponíveis, daí a dificuldade dos estudantes acessarem o site do SisFIES.

Segunda-feira passada, 06/04/2015, em meio a solenidade de posse do novo Ministro da Educação, eis que a “Presidenta” diz que “a recuperação da Petrobras é um compromisso seu e do seu governo”, como se ela não fosse a responsável pelo vergonhoso desastre da Petrobras, que, aliás, ocorreu em seu primeiro governo.

Adiante Sua Excelência, referindo-se a camada do pre-sal, disse que “àquela riqueza é a garantia do futuro…”. Ao ver isto, perguntei-me: Será que a Presidente Dilma não sabe que o barril do petróleo está abaixo de 50 dólares?… E que a extração do petróleo da camada do pre-sal só é viável, economicamente, se o barril estiver acima de 70 dólares no mercado internacional? E que com o preço atual, a exploração do Pre-sal é inexequível? É antieconômica?…

Ademais, como é que a “Presidenta” pensa recuperar financeiramente a Petrobras? Aportando recursos do Tesouro Nacional, adquirindo mais ações da empresa?! Mas como? Se hoje o Tesouro não tem dinheiro nem para manter o “FIES”?!… E nem tão pouco para atender o Seguro Desemprego, as pensões das viúvas e até o seguro defeso dos pescadores?!… É por essas e outras que a “Presidenta” perde cada vez mais a credibilidade, daí o resultado da pesquisa do IBOPE mostrando que 78% da população desaprova o seu governo.

Sinceramente, não compreendo a dificuldade que a “Presidenta” tem de dizer a verdade ao povo. De assumir que o governo “meteu os pés pelas mãos” e que vamos enfrentar dificuldades, sérias, por muito tempo, uma vez que o estrago na economia foi muito grande, principalmente no Setor Elétrico.

Mas, apesar das dificuldades, entendo que não é bom pensar em vender a BR-Distribuidora ao Bradesco, como chegou a ser ventilado em Brasília, para salvar financeiramente a Petrobras, até porque a responsável por tudo que aconteceu na Petrobras é a dona Dilma Dilma Rousseff, que, afinal, é quem nomeia e destitui os seus diretores e os membros do seu conselho administrativo.

É claro que a Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro e precisa ser salvo. Todavia sem a venda de nenhum de seus ativos, a não ser a refinaria de Pasadena, nos EUA, até porque era uma “sucata” que nunca deveria ter sido comprada.

[*] Nicias Ribeiro, Especialista em Energias, é Jornalista, Articulista e Engenheiro Eletrônico.

 


 

 
 

JORNAL FOLHA DA AMAZONIA © 2016 Frontier Theme