MAPUTO [ ABN NEWS ] — O Fundo do Kuwait concedeu um empréstimo de 10,2 milhões de dólares a Moçambique tendo o respectivo contrato sido assinado em Maputo na passada terça-feira, de acordo com a Imprensa moçambicana.
Este empréstimo, com uma maturidade de 30 anos, dos quais 6 de graça e uma taxa de juro bonificada de 2,5%, destina-se, de acordo com o ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, a ser adicionado ao financiamento necessário para executar o projeto de electrificação rural da província do Niassa.
Com um custo avaliado em 55 milhões de dólares, o projeto já tem financiamento do Banco Árabe para o Desenvolvimento Econômico em África com 10 milhões de dólares, do Banco Islâmico de Desenvolvimento com 6,5 milhões de dólares, do Fundo Saudita com 15 milhões de dólares, do Fundo da OPEP com 10 milhões de dólares e do governo de Moçambique com 3,3 milhões de dólares.
O projeto de eletrificação rural da província do Niassa inclui a construção de linhas de distribuição de alta, média e baixa tensão, beneficiando cerca de 32 mil famílias rurais.