Bank of China concede financiamento de 800 milhões de euros à EDP em Portugal

 
LISBOA [ ABN NEWS ] — A Energias de Portugal (EDP) vai receber um empréstimo de 800 milhões de euros concedido pelo Bank of China segundo um contrato assinado quinta-feira, em Lisboa.

O contrato foi assinado por Nuno Alves, administrador financeiro da EDP e Huang Hong, diretor-geral do Bank of China no Luxemburgo.

O administrador financeiro da EDP revelou que um segundo financiamento chinês de mil milhões de euros deverá ser recebido pela empresa em Janeiro de 2014.

Em Julho passado a EDP havia já recebido um outro empréstimo de mil milhões de euros do China Development Bank.

Em Dezembro de 2011 a China Three Gorges Corp comprou por 2,69 mil milhões 21,5% da EDP estando neste momento a decorrer negociações para que o grupo chinês compre os 4,14% da EDP detidos pelo governo português.

No âmbito das relações financeiras entre Portugal e a China a Three Gorges comprou uma posição de 49% em 37 parques eólicos da EDP Renováveis (EDPR) em Portugal.

O negócio, que faz parte da parceria firmada entre as duas empresas no âmbito da privatização, representa um encaixe de 359 milhões de euros, sendo que a entrega do dinheiro “deverá ocorrer no primeiro semestre de 2013”, revelou o administrador executivo da EDP, António Mexia.

“Estamos a concretizar o primeiro passo na venda de participações minoritárias em parques eólicos à China Three Gorges”, disse Mexia, lembrando que a empresa chinesa ficou de investir dois mil milhões de euros em parques eólicos da EDP até 2015.

Mexia disse igualmente que “estão ainda a faltar mais 1.641 milhões de euros e é, por isso, que as duas empresas têm já em análise 15 projetos para desenvolver em conjunto em vários pontos do mundo.”

 


 

 
 

JORNAL FOLHA DA AMAZONIA © 2016 Frontier Theme