JORNAL FOLHA DA AMAZONIA

Acnur faz apelo urgente por ajudas humanitárias e investimentos para evitar geração perdida de crianças sírias

Crianças são as vítimas mais vulneráveis do conflito na Síria
As crianças são as vítimas mais vulneráveis do conflito na Síria

 

GENEBRA [ ABN NEWS ] – UNICEF, ACNUR, Save the Children, Visão Mundial e outros parceiros fizeram nesta terça-feira um apelo aos governos, agências humanitárias e o público em geral para apoiarem a estratégia “Diga não à perda de uma geração” (“No Lost Generation”, em inglês). O objetivo é proteger uma geração inteira de crianças sírias de uma vida de desespero, falta de oportunidades e perspectivas de futuro.

No valor de US$1 bilhão, a estratégia permitirá que as organizações direcionem as doações para áreas críticas, como programas de educação e proteção que tirem as crianças sírias da miséria, isolamento e trauma. O plano está sendo divulgado uma semana antes da grande conferência de doadores sobre ajuda humanitária para a Síria, que será realizada no Kuwait.

Também está em curso o lançamento de uma grande campanha pública com a utilização da hashtag #childrenofsyria, utilizando as redes sociais para envolver doadores e pessoas influentes no apoio à campanha.

“O futuro dessas crianças está indo embora, mas ainda há uma chance de salvá-las”, disse o Alto Comissário do ACNUR, António Guterres. “O mundo precisa responder a esta crise com apoio internacional imediato.”

Por quase três anos, as crianças da Síria têm sido as mais vulneráveis ​​de todas as vítimas do conflito, é o que afirmam as quatro organizações envolvidas na estratégia. Estas crianças estão testemunhando a morte de seus familiares, a destruição de suas escolas e o fim de toda a esperança. Elas sofreram agressões físicas e psicológicas e estão sujeitas ​​aos piores tipos de exploração, incluindo o trabalho infantil, o recrutamento por grupos armados, o casamento precoce e outras formas de violência de gênero.

As crianças somam mais de um milhão de refugiados do conflito sírio, sendo que mais de 425 mil têm menos de cinco anos de idade. A grande maioria está no Líbano, Jordânia, Turquia, Egito e Iraque. Entre elas, cerca de 8 mil estão desacompanhadas dos pais ou responsáveis. A situação para as mais de três milhões de crianças deslocadas no interior da Síria é ainda mais dramática.

ACNUR, UNICEF, Save the Children, Visão Mundial e outros parceiros em toda a região destinarão US$ 1 bilhão em programas que, em parceria com governos e comunidades locais, promoverão educação em locais seguros, proteção contra a exploração, abuso e violência, atendimento psicológico e mais oportunidades de coesão social em uma região já volátil.

Estes programas incluem sistemas de fortalecimento nacional e comunitário para garantir a proteção de meninas, meninos e famílias em alto risco de abuso, negligência, exploração e violência, focando também na prevenção de tais riscos.

A iniciativa também vai ampliar o acesso à educação de qualidade por meio de abordagens formais e alternativas, introduzindo a adoção de currículos acelerados para as crianças que estão fora da escola, além de formação profissional, formação de professores e programas de incentivo que criem ambientes seguros para as crianças.

Dentro da Síria, o acesso à escola por crianças e adolescentes deslocados é absolutamente crítico. A iniciativa “Diga não à perda de uma geração” proporcionará a recuperação da carga horária perdida e o apoio psicossocial com a formação de grupos pré-escolares e de crianças que precisaram abandonar a escola.

“Sem esses investimentos urgentes, milhões de crianças sírias podem nunca recuperar-se de tantas perdas e medo”, disse o Alto Comissário do ACNUR, António Guterres. “O que está em jogo é o futuro delas e de toda uma nação.”

Um site especial, disponível em championthechildrenofsyria.org, mostra as histórias de crianças afetadas pelo conflito, além de como o investimento pode não apenas melhorar a situação das crianças atualmente afetadas pelo conflito, como o futuro da Síria e de toda a região.

A maior parte dos recursos solicitados pela estratégia “Diga não à perda de uma geração” está no âmbito de dois apelos já em curso, o Plano de Resposta Regional –

que visa atender as necessidades de crianças refugiadas sírias – e o Plano de Assistência Humanitária na Síria – que trata das necessidades de crianças deslocadas internamente no país.

Clique aqui para acessar o documento “Diga não à perda de uma geração”.

 

Edited by Jose H Oliveira Jr

 


 

 
 
 

 

Kuwait, Kuaite, Koweit, Covaite, Cuvaite, Quaite, Couaite

Sair da versão mobile