Comunidade internacional promete 3,8 bilhões para aliviar o sofrimento de milhões de famílias sírias. “Hoje, a comunidade internacional se uniu em solidariedade com o povo da Síria e os países vizinhos que carregam o pesado fardo de acolher milhões de refugiados sírios”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que presidiu a reunião.
KUWAIT CITY [ ABN NEWS ] — Em solidariedade com os milhares de crianças, mulheres e homens afetados pelo conflito da Síria, agora em seu quinto ano, os doadores internacionais prometeram nesta terça-feira (31/03) a ajudar financeira de 3,8 bilhões de dólares para os programas humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Terceira Conferência de Doadores para a Síria, na Cidade do Kuwait.
“Hoje, a comunidade internacional se uniu em solidariedade com o povo da Síria e os países vizinhos que carregam o pesado fardo de acolher milhões de refugiados sírios”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que presidiu a reunião, após as promessas terem sido anunciadas. “Temos procurado enviar uma mensagem de alívio para os milhões de sírios que foram afetados por esta terrível crise.”
As novas promessas de doações humanitárias chegam em um momento crítico para o país, quando mais de 220 mil sírios morreram devido ao conflito.
Atualmente, na Síria, quatro em cada cinco pessoas vivem em situação de pobreza e o país perdeu quase quatro décadas de desenvolvimento humano, com o desemprego atingindo metade da população. A crise fez com que a expectativa de vida se reduzisse em 20 anos.
A 3ª Conferência Internacional Humanitária de Arrecadação para a Síria foi pela terceira vez organizada pelo Kuwait e, na abertura, o Emir do Kuwait, Sheikh Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, anunciou a doação de 500 milhões de dólares para ajudar o povo sírio a aliviar o seu sofrimento
No ano passado durante a 2ª Conferência Internacional Humanitária de Arrecadação para a Síria, a ONU pediu US$ 2,4 bilhões e segundo Ban, mais de 90% do dinheiro foi alcançado. No início da 3ª Conferência (Kuwait III) realizada nesta terça-feira, o Emir do Kuwait, Sheikh Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, anunciou a doação de 500 milhões de dólares para ajudar o povo sírio a aliviar o seu sofrimento, pedindo aos Estados Países Membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas Estados Membros a agir de forma eficaz para acabar com o conflito político.
De acordo com Ban Ki-moon, as Nações Unidas esperam, com o importante exemplo dado pelo Estado do Kuwait, a ajuda de outros países para alcançar a meta de US$ 8,4 bilhões, lembrando que o governo do Kuwait sempre mostrou ações para a ajuda dos irmãos da Síria desde o início da crise, em março de 2011, que entrou no seu quinto ano.
Editado por Jose H Oliveira Jr